ANTECEDENTES HISTÓRICOS

A primeira Exposição de Aves realizada em Coruche foi obra de um grupo de entusiastas, criadores de aves, e teve lugar na Quadra Natalícia de 1962. Fizeram parte da comissão organizadora: António Faria Júnior, João de Matos Cravidão, José Lima Flardo Anastácio, Joaquim Pandaio dos Santos, Artur Sanganha Saramago, Joaquim Gonçalves de Oliveira e José Luis Pereira.

Até ao ano de 1964 realizaram-se mais três exposições.

Entretanto um longo interregno de 15 anos decorreu, até que em 1979 voltou a realizar-se uma Exposição de Aves em Coruche, de cuja organização viria a ser fundado o Clube Ornitológico de Coruche, a 11 de Março de 1982 por um grupo de 26 Coruchenses apaixonados pelas aves.

         EVENTOS QUE MARCAM A HISTÓRIA DO CLUBE

Para além das Exposições de Aves que tem a sua expressão máxima na realização anual, sob a denominação de AVIFLORA, o clube, numa época de pré-fundação, organizou em 1980 uma Grande Exposição de Filatelia e Numismática e em 1985 abalançou-se a organizar a 1ª Exposição Canina de Coruche, com a colaboração do Clube Português de Canicultura.

Desde a sua fundação, o COC tem levado as Exposições de Aves a várias Freguesias do Concelho e a outros Concelhos do sul do País. Assim a Mostra de Aves de Estremoz e a Portel Aves, nas localidades referidas na denominação que é dada aos eventos, são duas actividades a que o COC dá forma e que constituem êxitos há vários anos.

O Clube Ornitológico de Coruche é filiado na Associação Europeia de Avicultura Columbicultura, sendo o único representante em Portugal desta Associação. Também é filiado na Federação Ornitológica do Sul e Ilhas de Portugal. Tem ainda um acordo de Geminação com o Clube Francês de Pombos de Raças Ibéricas. Tem permanente contacto com criadores, dirigentes e juízes internacionais, sobretudo da área da Avicultura e Columbicultura.

         SEDE SOCIAL

Em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Coruche, sitas no Largo da Columbofilia em Stº Antonino - Coruche, onde alberga todo o seu património.

         SÓCIOS

São 470 os sócios actuais do COC, residentes em todo o território nacional.